Nos dias de hoje é impensável adquirir bons resultados nos laboratórios sem ter equipamentos de precisão e bem aferidos, hoje vamos falar sobre os cuidados que todo técnico de laboratório deve ter com as balanças analíticas.
Fornecemos mais de 30 tipos balanças para laboratório, desde balanças de precisão, balança semi-analiticas e até balanças micro analíticas. Clica aqui e confira.
Principais cuidados com a balança analítica de precisão.
1 Prepare o local onde vai ficar o equipamento:
Espaço físico com temperatura, umidade e pressão do ar pode alterar a precisão de sua balança. Colocá-la em lugar seguro onde estes fatores não sejam constantes é muito importante. Algumas balanças possuem sensores que monitoram o ambiente, como temperatura e umidade durante a operação para determinar a incerteza dos dados, a maioria não. Escolher um local sem vibração para sua balança também é ideal, se não for possível encontrar uma bancada firme e nivelada longe de áreas de tráfego de pessoas, será necessário comprar uma mesa de pesagem anti-vibratória.
2 Nivelando e calibrando a balança analítica:
Antes de começar os procedimentos de pesagem com sua balança analítica, verifique se ela está devidamente calibrada. A calibração só pode ser feita com a balança nivelada, você deve ajustar os pés traseiros e dianteiros da balança, ou talvez seja necessário executar o nivelador automático. Depois de nivelado, calibre o equipamento e se estiver usando ela pela primeira vez após ter sido desconectada, aguarde por 30 minutos para que ela atinja a temperatura de trabalho.
3 Pesagem de produtos químicos
Alguns compostos químicos exigirão cuidados extras – amostras quentes ou frias devem estar em temperatura ambiente e amostras higroscópicas pesadas rapidamente com as portas da balança fechadas para evitar a absorção de umidade, o que afetará suas medições. Para medições mais precisas de todas as amostras, elas devem ser adicionadas no prato da balança. (Parte Central)
Você também deve certificar-se de que está usando a balança correta para a quantidade que deseja pesar e um recipiente de pesagem de tamanho apropriado. Algumas balanças podem não ser capazes de medir quantidades muito pequenas de material, mas existem balanças analíticas capazes de pesar até 0,0001 .
Uma barquinha de pesagem muito pequena aumentará a probabilidade de derramar sua amostra, sujando sua balança e tornando sua medição imprecisa, e uma embarcação muito grande pode levar uma proporção de sua amostra a ficar presa à no recipiente de pesagem, por isso você deve levar em consideração o tamanho do acessório usado para derramar a amostra.
4 Use sempre EPI´s para manusear a balança analítica.
Evite tocar nos acessórios de para pesagem depois de calibrar a balança, suas impressões digitais podem afetar o peso do recipiente de pesagem, uma vez tarado, adicionando massa imediatamente. Portanto, use pinças, luvas, mascaras e toucas para evitar acidentes. Também deve ser evitado encostar-se à mesa onde a balança está posicionada – qualquer vibração pode causar problemas com a precisão da balança, mesmo se for utilizada uma mesa de pesagem. O uso da capela de vidro também pode minimizar a interrupção do ar.
5 Como limpar a balança de laboratório.
Por fim, para evitar a contaminação de sua amostra com algo previamente pesado, deixe a balança como gostaria de encontrá-la. As balanças analíticas da Shimadzu são simples de desmontar , tornando a limpeza fácil e rápida, mas para a limpeza diária, basta uma escova macia para manter a balança e o armário livres de partículas, usando um solvente adequado, se necessário . Se a balança for desconectada durante a limpeza, lembre-se de permitir que aqueça antes de usar novamente.