Um espectrofotômetro é um instrumento que mede a quantidade de luz absorvida por uma amostra. As técnicas de espectrofotômetro são usadas principalmente para medir a concentração de solutos em solução, medindo a quantidade de luz que é absorvida pela solução em uma cubeta colocada no espectrofotômetro. O cientista Arnold J. Beckman e seus colegas do National Technologies Laboratory (NTL) inventaram o espectrofotômetro Beckman DU em 1940.
A técnica do espectrofotômetro é medir a intensidade da luz em função do comprimento de onda. Ele faz isso difratando o feixe de luz em um espectro de comprimentos de onda, detectando as intensidades com um dispositivo de carga acoplada e exibindo os resultados como um gráfico no detector e, em seguida, no dispositivo de exibição. No espectrofotômetro, um prisma (ou) grade é usado para dividir o feixe incidente em diferentes comprimentos de onda. Por mecanismos adequados, ondas de comprimentos de onda específicos podem ser manipuladas para cair na solução de teste. A faixa dos comprimentos de onda da luz incidente pode ser tão baixa quanto 1 a 2 nm. O espectrofotômetro é útil para medir o espectro de absorção de um composto, ou seja, a absorção de luz por uma solução em cada comprimento de onda.
Um espectrofotômetro ou colorímetro visível normalmente mede na região visível do espectro eletromagnético (340 – 750 nm), embora os espectrofotômetros possam medir até 1100 nm (a região do infravermelho próximo). Se suas amostras forem coloridas, isso é uma indicação de que elas irão absorver luz visível. Se você não precisar medir na região do UV (<340 nm), um espectrofotômetro visível ou colorímetro pode ser uma alternativa mais econômica.
A espectroscopia UV-Visível oferece flexibilidade máxima e é adequada para aplicações na faixa de comprimento de onda de 190 a 1100 nm. Na espectroscopia UV / Visível, a região UV é considerada como qualquer comprimento de onda menor que 340 nm. Ácido nucléico, proteínas purificadas e outras moléculas orgânicas são freqüentemente medidas na região do UV. Outro nome para um espectrofotômetro UV / Vis é espectrômetro UV / Vis. Células e cubetas especiais devem ser usadas em espectrofotômetros UV / Vis.
Oferecemos Espectrofotômetro Faixa Visível e Espectrofotômetro Faixa Uv/visível entre em contato e solicite seu orçamento:
Linha completa para Biologia Molecular, Microbiologia, Análises Clínicas, Cultivo de Células e Pesquisas Laboratoriais em geral.